quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Exposição de Artes plásticas do pintor Inácio Cordeiro está sendo realizado no Palácio das Artes




Texto Vera Lúcia Rocha | Foto Ronaldo Carvalho - Fonte www.barreiras.ba.gov.br


Com o objetivo de resgatar e valorizar os artistas da região, a prefeitura de Barreiras, através do departamento de Cultura está realizando no Palácio das Artes, desde o dia 14, uma exposição de Artes Plásticas do artista Inácio Cordeiro. O projeto de exposição se estenderá até o final do mês de janeiro, com horário de visita das 8 às 22h.

“Além de valorizar nossos artistas, a exposição contribuirá para o movimento artístico de Barreiras, buscando sua identidade no âmbito local, estadual e nacional. Inácio é uma das pessoas que está marcando o Oeste baiano com sua determinação artística e seu potencial” explicou o coordenador do departamento de cultura, João Bosco Fernandes.

O evento busca também oportunizar e repensar o mundo através da arte, aprofundando o trabalho e as linguagens artísticas e a fornecer subsídios para a compreensão do papel da arte e da cultura na sociedade atual.

BIOGRAFIA - Nascido na cidade de São Desidério no Oeste da Bahia, distante 890 Km de Salvador, Inácio Cordeiro mudou para Goiânia no início da década de 80, onde trabalhou e aprimorou sua veia artística tornando-se pintor publicitário, ao mesmo tempo em que observava diretamente artistas plásticos consagrados como Omar Souto, Antônio Poteiro e Runy Silva (a sua grande incentivadora).

Um jovem artista, amadurecido pelas contingências da vida, já passou por várias fases, pois suas obras ratificam o seu amor por São Desidério e Barreiras: o Rio, o Cais, o Centro Cultural, a Igreja do Nosso Senhor São João Batista, o Velho Mercado com som do Bar do Vieirinha, algumas telas retratam o lado Boêmio do artista: Copo, Taça, Garrafa, Violão, Mesa de Bar, Quase sempre tendo como plano de fundo a imagem feminina, reverenciando as musas reais e imaginárias que povoam o nosso imaginário. A natureza também se sente homenageada, pois algumas em telas, lá estão os rios, cachoeiras, grutas e pássaros da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quebre o silêncio!